Costelão De Forno

Preparation

1
Leia antes os comentários da receita para dicas importantes !!! (mais abaixo na página)
2
Estenda a folha de papel alumínio e coloque metade dos temperos sobre ela, em área equivalente ao tamanho da costela distribuindo de maneira uniforme (sem neura :-)
3
Deite a costela com a parte dos ossos virada para baixo sobre o tempero já colocado no alumínio (eu gosto de chamar esta parte de "deitar no berço")
4
Cobrir de maneira uniforme a costela com os demais temperos
5
Embrulhar a costela passando o papel alumínio na volta, enrolando a costela para envolver sem deixar aberturas (geralmente enrolo alternando a direção até deixar bem fachado com pelo menos 5 camadas de papel)
6
Colocar em forma o pacote e faça apenas em cima do pacote um pequeno furo com garfo para controlar a saída de vapor e assim evitar que o pacote abra em baixo por exemplo
7
Leve ao forno a 80 graus (a regulagem mais baixa possível e comum dos fornos convencionais) pelo menos por 6 horas (isto mesmo, seis horas)
8
Após as seis horas rasgue a parte superior do pacote expondo a parte de cima da costela e eleve o fogo a 250 graus C por 10 minutos
9
Retire do forno e elimine o papel alumínio com cuidado pois a carne deve estar muito macia e não queremos que desmanche (o objetivo é manter a costela inteira para a apresentação do prato)
10
Servir logo que retirar do forno.

 



About

Esta é uma receita muito simples de preparo de uma costela da janela (ou janela da costela :-), apenas demanda tempo.
Será necessário o uso de papel alumínio e aconselho comprar o rolo de maior largura (45cm) para melhor utilização. Não parta o papel alumínio em pedaços, tente mantê-lo inteiro para enrolar a costela.

Use pouco sal grosso pois pelo tempo de cocção a presença do sal será muito potencializada e evidenciada, se for utilizar sal fino ao invés do grosso, utilize em pouca quantidade. No máximo uma colher de sopa de sal grosso para cada 2Kg de costela. Utilize muito pouco alecrim para que não domine demais o sabor. Já fiz a receita alternando um pouco os temperos mas a combinação sugerida é a mais comum, tente variar os temperos e utilizar outros até ter a sua combinação predileta, pessoalmente eu altero muito, o orégano é um bom substituto para o tomilho e já fiz a receita apenas com sal grosso também. O principal é a costela e sal, você não odeia quando certas receitas não deixam margem para substituição e criatividade? Esta não é uma delas...

Para assar você utilizará o forno convencional e não é necessário pré-aquecer. A receita leva em torno de 6 horas em fogo bem baixo, isto mesmo, seis horas, diminuir o tempo ou aumentar o fogo não adianta, mas planeje-se, e como não é necessário ficar acompanhando utilize este tempo para fazer a sobremesa, antepasto... Cuidado especial na finalização pois a costela estará literalmente se desmanchando de macia e é legal manter inteira com os ossos para apresentar o prato.
Boa sorte e se houver dúvidas favor entrar em contato.

Dicas de acompanhamento (já testadas!) :
- Arroz branco
- Farofa de ovo e linguiça
Bebidas que harmonizam bem:
- Cerveja clara ou bock
- Vinho tinto (Cabernet)

Boa apetite!!!

Tags:

Yield:

1 servings

Added:

Thursday, December 10, 2009 - 4:29am

Related Cooking Videos